Psicopedagogia Institucional e Clínica

O Psicopedagogo, por meio de diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Sua formação propõe a utilização de instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), anamnese, entre outros, envolvendo a criança e seus familiares.
Já na instituição escolar o Psicopedagogo atuará auxiliando os professores na elaboração de um plano de aula eficiente, capaz de contribuir para o melhor entendimento das aulas por parte dos estudantes. Além disso, esse profissional poderá auxiliar:

  • na elaboração do projeto pedagógico da instituição;
  • orientação aos professores na atuação do estudante com dificuldades de aprendizagem;
  • realização de um diagnóstico institucional para constatar possíveis problemas pedagógicos que possam prejudicar o processo ensino-aprendizagem;
  • encaminhamento do aluno para um profissional (psicólogo, fonoaudiólogo) a partir de avaliações psicopedagógicos;
  • conversar com os pais para fornecer orientações;
  • a direção da escola na elaboração de propostas para que haja bom relacionamento entre os profissionais da instituição;
  • a criança ou adolescente quando estes precisarem de orientação.

Público-alvo

Pedagogos, professores licenciados de todas as áreas de Educação, Psicólogos, Fonoaudiólogos e profissionais da área da Saúde.

Objetivo

Formar um especialista ético e reflexivo, com capacidade de realizar pesquisas na área e adotar uma “escuta clínica”, com competência e habilidades para atuar como psicopedagogo nos diversos contextos sociais em dois enfoques:

  • No clínico – atuação psicopedagógica clínica, por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação (individual, grupal, familiar). nas questões que envolvem a aprendizagem
  • No institucional – atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches e família).

Metodologia

Aulas gravadas em DVD e apresentadas na Telessala. Materiais e atividades disponibilizados em ambiente Virtual de Aprendizagem. Encontros quinzenais.

* As turmas de Psicopedagogia Institucional e Psicopedagogia Institucional Clinica estudam no mesmo dia e horário.

Duração: 13 meses + entrega do TCC. Entradas modulares.

Carga Horária: 800 h

Conteúdo Programático

Metodologia em EAD
Metodologia Cientifica
Tendências do Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Organização Escolar
Psicologia na Educação
Introdução a Psicopedagogia
Metodologia de Pesquisa
Teorias de Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Educação Psicomotora
Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil
Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional
Intervenção Psicopedagogica na Escola
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Processos de Aprendizagem Psicogenética: Aquisição da Leitura e escrita
Processos de Aprendizagem Psicogenéticos: Aquisição de Conceitos Matemáticos
Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica Clínica